top of page

Receba todos os nossos posts em primeira mão no seu e-mail. Cadastre-se abaixo.

Seu e-mail foi cadastrado

Licitações: A oportunidade de ouro para sair da crise

  • Foto do escritor: Equipe Licite-se
    Equipe Licite-se
  • 27 de mar. de 2021
  • 6 min de leitura

Ilustração sobre Crise e Oportunidade


Estamos no negócio de licitações há mais de 10 anos, auxiliando centenas de clientes em participações assertivas e vitórias. Em muitos casos, principalmente daqueles clientes recentes, ouvimos perguntas do tipo:


  • "Qual a probabilidade de vitória em Licitações?"

  • "Quais as chances eu tenho para ganhar?"

  • "Prefeitura paga direitinho?"

  • "Há muita fraude nesse meio, né?"


As dúvidas permeiam entre a desconfiança de ganhar, o receio de não receber o pagamento e o medo de enfrentar um processo contaminado de algum esquema criminoso.


E essas perguntas vêm acompanhadas de um "ouvi falar" acerca de alguma história de insucesso de empresas que negociaram com órgãos públicos: "fulano vendeu mas não recebeu", "dizem que essa prefeitura não paga ninguém", "empresa X nunca mais participa de licitações".


Para nós, essas histórias (verdadeiras ou não) podem acontecer. Já vimos acontecer, inclusive. Mas, acredite, isso é algo raro! Participar de licitações é uma oportunidade de ouro, só não é muito comentada por aí.


Histórias ruins fazem muito mais sucesso na propagação por um simples motivo: aqueles que tiveram ótimas experiências não vão comentar pois não querem concorrentes pra dividir o bolo.


Tem empresas que fornecem algum produto ou prestam algum serviço à determinado órgão há décadas. Isso se dá principalmente pela falta de concorrência naquela demanda. Você acha que essa empresa vai contar a sua história de sucesso pra todo mundo?


O mercado de licitações é um nicho de negócio bilionário e com tendência de crescimento. Só em 2020, um ano de pandemia, foram negociados pela administração pública mais de R$ 54 bilhões em Licitações, em quase 140.000 processos. Esses dados são do portal da transparência que tem dados apenas do Governo Federal. Estima-se um volume maior do que esse quando se reúne apenas os governos estaduais e prefeituras.


Esse mercado, como dito, bilionário é aproveitado por apenas 2% das empresas brasileiras. O que falta para esses outros 98% é conhecimento, informação e coragem para sair da sua zona de conforto e abraçar novos desafios.


Se você, prezado leitor, está nesses 98%, pode contar com a ajuda da Licite-se Consultoria em Licitações para enfrentar esse desafio com toda segurança. Juntos você entenderá que:

  • O maior motivo de fracasso em Licitações é a falta de conhecimento na matéria, o que resulta em perda da competição por alguma bobagem.

  • A probabilidade de você vencer uma licitação, quando você está seguro que não vai errar nenhuma bobagem (como dito acima) depende da sua estratégia de preços, pois vence quem tem o menor preço.


Queremos que você saia desse grupo dos 98% que não participa de licitações. Por isso listamos 3 motivos para você começar imediatamente a participar de Licitações:

Ilustração: Oportunidade de ouro é participar de licitações













1 - O poder público é, sem dúvida, o MAIOR COMPRADOR do Brasil.


Você pode negociar com Órgãos do Governo Federal e dos governos estaduais, com prefeituras, câmaras municipais, assembleias legislativas, Câmara dos Deputados, Senado Federal, órgãos do Poder judiciário, ministério público, tribunal de contas, empresas públicas e vários outros.


Esses órgãos do Poder Público demandam de tudo, de papel à avião, de água mineral à software de gestão, de vigilância armada à contador, de instalação de ar condicionado à construção de um estádio de futebol.


Portanto, se sua empresa é desenvolvedora de software, fabricante de cimento, produz hortaliças, terceiriza mão de obra, realiza obras, vende material de escritório, elabora estudos, ou qualquer outra coisa é muito provável que haverá um órgão querendo te contratar.


Outro aspecto é que as licitações permitem a participação de pessoa física também, ou seja, em muitos casos não será exigido nem a formalização de uma empresa para a participação.


Há um favorecimento para as pequenas e médias empresas em detrimento às grandes empresas. Logo, se você acha que sua empresa é muito pequena e não tem chances disputando com as grandes, é bom reavaliar. No mesmo sentido, há um favorecimento às empresas brasileiras em face às estrangeiras. Também há situações de favorecimento das empresas locais (do município, região ou estado do órgão contratante).


Com o conhecimento necessário, a sua participação em Licitações estará favorecida perante a concorrência. Não faltam oportunidades nesse seguimento.

Ilustração: números licitados em 2020












2 - É MUITO SEGURO receber os pagamentos do Poder Público.


A licitação, em regra, só ocorrerá se houver o dinheiro reservado para o pagamento de todo o futuro contrato. Existe todo um procedimento prévio que inicia na Lei orçamentária anual, que define o que cada órgão poderá gastar durante o ano, passando por diversos controles e assegurando a reserva necessária à nova despesa.


A Lei de Responsabilidade Fiscal também vem a pressionar cada órgão público a limitar seus gastos às receitas, e como consequência garantir o pagamento de todos os credores.


Há situações inclusive que o pagamento vem antes da efetiva entrega do produto ou da prestação do serviço. Isso ficou evidente com a pandemia do Covid19 e a medida provisória 961/2020 que permitia o pagamento de respiradores no ato do envio ou da encomenda, anterior a efetiva entrega.


As licitações mais recentes, por força de recomendações do Tribunal de Contas da União, passaram a vir com cláusula de multa para o órgão contratante caso atrase algum pagamento. Isso passou a ser um fator de redução de preços, já que a empresa contratada não precisaria imobilizar capital para suprir os custos oriundos de um possível atraso de pagamento.


Outro fator importante sobre a segurança no recebimento de pagamentos é que o Poder Público jamais vai entrar em falência, nunca irá quebrar. Pode acontecer de alguma secretaria ou ministério deixar de existir, mas o governo será o responsável em assumir os pagamentos restantes. Isso é uma segurança que nenhuma empresa privada te dará. Gigantes quebram e pequenas também, e não se sabe ao certo se os pagamentos restantes serão pagos. A saúde financeira do Poder Público é Pública, está nos portais da transparência, nos diários oficiais e na imprensa. O mesmo não ocorre com empresas privadas.

Ilustração: Vence licitação quem está bem assessorado












3 - Você será bastante competitivo perante a concorrência. Aproveite essa vantagem!

Como dito acima, o Poder Público compra de tudo, tudo mesmo! Não faltam oportunidades. Na verdade o que falta são empresas para vender ou prestar serviços. É muito comum ter apenas 2 ou 3 concorrentes em disputa. Diariamente há licitações desertas ou fracassadas, quando não aparece nenhum interessado ou quando todos os participantes são inabilitados/desclassificados.


Muitas empresas se aventuram a participar de licitações sem muito conhecimento, despreparadas. Cometem erros básicos e por isso são eliminadas do processo. Se você participar de uma licitação com o devido conhecimento, preparo e assessoria, certamente obterá vantagem em cima da pequena concorrência despreparada.


Essa baixa concorrência se dá, principalmente, pelo desconhecimento e receios apontados no início desse artigo. Para os 2% que participam de licitações é uma situação muito boa ter 98% das empresas não participando delas, e muitos desses que participam não possuem conhecimento e preparo suficiente.


Essas vantagens não existem no mercado privado. Uma empresa precisa trabalhar arduamente para conseguir um espaço. A concorrência é bastante alta, há uma clara vantagem para empresas de grande porte ou conglomerados que possuem custos mais baixos e melhor logística. Muitas vezes há monopólios e políticas agressivas. Outras vezes você que possui uma empresa formal tem que disputar com informais, numa clara situação de desigualdade. A disputa desse mercado é muito mais difícil


O mercado de licitações é regido pelo princípio da isonomia. Isso significa que a disputa será com regras que proporcionem mais igualdade entre os competidores. Também é orientado pelo princípio da impessoalidade que impõe condições igualitárias entre os competidores, vedando o favorecimento de algum segmento que não esteja regulamentado por Lei.


Vendendo ao Poder Público sua empresa concorrerá sempre com empresas formalizadas, sólidas e que estejam em dia com suas obrigações legais, já que isso é exigido por lei. Isso significa que seus concorrentes estarão em igualdade com você acerca de requisitos, capacidade técnica e saúde financeira. Também significa que os custos serão semelhantes, não havendo clara situação de vantagem a ninguém. Vence aquele com a melhor estratégia de preços e que esteja bem assessorado para que não seja eliminado por alguma certidão ou documento não entregue.


Ainda há uma outra vantagem. De uns anos para cá, a maior parte das licitações ocorrem por meio de Pregão Eletrônico. Isso significa que você poderá concorrer em mercados que nunca havia disputado. Você pode vender para todo o Brasil sem sair da sua cidade, tudo de forma eletrônica, pela Internet.


Outro ponto importante a destacar é que você entrará numa disputa com preços já estabelecidos (em regra) e controlados pela própria estrutura do Poder Público. Isso dá uma grande vantagem ao participante pois não é necessário fazer um grande trabalho de precificação, pois já se conhece preço de forma detalhada, métrica, custos acessórios etc. Basicamente é necessário calcular o preço mínimo, incluindo o lucro e despesas administrativas e partir para a disputa.


Muitas empresas ultrapassaram crises abrindo uma nova janela de oportunidades. Descobriram em licitações o grande filão de vendas para alavancar seus negócios. Portanto, vença seus medos, prepare-se, busque mais conhecimento sobre o assunto e contrate uma boa assessoria para lhe auxiliar nessa caminhada.


Inicie já a sua participação em licitações pelo Brasil, ache seu espaço e colha os lucros.



A Licite-se é uma consultoria especializada em Licitações.

Conheça nossos serviços! Acesse www.licitese.com.br

Comentários


© Copyright - Licite-se Consultoria em Licitações
  • Whatsapp
  • LinkedIn
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
bottom of page